A importância de desenvolver a moralidade nas crianças

18 de Maio, 2023

A construção dos valores e o desenvolvimento moral são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que a criança irá construir seus valores, princípios e normas morais. Mas essa construção requer um tempo e passa por dois processos: de assimilação e de acomodação, segundo o psicólogo Jean Piaget. Para ele, as crianças passam por fases do desenvolvimento e cada uma delas deve ser respeitada e considerada relevante, pois é em cada uma que a criança passará a ter a compreensão real do mundo em que vive e fará suas tentativas para resolver e/ou lidar com as situações conflitantes relacionadas à moralidade. Comumente vemos que a moral é ensinada partindo de alguns princípios e relacionando o comportamento da criança a um contexto de histórias infantis, como por exemplo, ensinar as crianças a não mentirem como na história do Pinóquio. Dizer a elas que se mentirem, ficarão com o nariz tão grande quanto o do personagem que mentiu ou mesmo ensinar a criança que a verdade sempre seja dita, independentemente de qualquer consequência e na prática, por exemplo, a criança presenciar uma batida de carro do pai e o mesmo pedir que a criança não conte para mãe. Que ética ou valores morais estamos permitindo que nossas crianças vivenciem e aprendam? Para este questionamento, voltamos às reflexões de Piaget, pois se a criança aprende pelas vivências e modelos, a medida em que elas vão se desenvolvendo, elas colocarão em prática, resoluções errôneas ou genuínas de acordo com as experiências. E quando os valores morais transmitidos são positivos, resultam sentimentos como: amor-próprio, respeito, autoestima, autoconfiança e honestidade.

E quando se trata de criança, falamos de uma abordagem integral, ou seja, para que seja pleno, a parceria família e escola deve ser estreita para garantirmos um desenvolvimento positivo, que vai refletir no presente e no futuro da sociedade, de forma a transformá-la positivamente. A importância desta parceria, permitirá à criança aprender, reconhecer e expor de maneira clara seus sentimentos. Aqui no Colégio Anglo Morumbi, usamos os contextos das histórias infantis, as fábulas e momentos lúdicos de forma a agregar no processo de construção da inteligência das crianças, pois geralmente apresentam em seu contexto os valores aos quais queremos ensinar e desenvolver. Esse trabalho se torna ainda mais concreto quando relacionados com os conceitos socioemocionais do programa Líder em Mim que vivenciamos diariamente e que permitem aos alunos serem ensinados e passem a praticar com espontaneidade os valores, bons hábitos e a empatia. Tendo o adulto como referência, a criança construirá essa consciência desde pequena. Sendo assim, devemos pensar e repensar nos valores que temos e queremos dar aos nossos filhos, pois serão nossos reflexos no futuro. Somos e seremos fundamentais nesse processo de crescimento.