A importância da dança para o desenvolvimento infantil
27 de Outubro, 2022
Em nossos dias, cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. Além de uma atividade física divertida, ela pode ajudar a criança a melhorar sua comunicação, noção espacial, consciência corporal, senso de cooperação e sua integração social.
Na educação, a dança é mais uma ferramenta de autoconhecimento para que a criança tenha a concepção de que seu corpo, além de ocupar espaço e ter forma, possui expressão, interage, melhora sua qualidade de vida, contribuindo para momentos de prazer, espontaneidade e criatividade.
A aula de dança tem como foco o desenvolvimento das inteligências múltiplas, com a finalidade de conhecer o mundo de formas e expressões diferentes. Fazer com que a criança evolua tanto quanto ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.No Colégio Anglo Morumbi, essas aulas acontecem no segundo semestre com os ensaios para a festa de encerramento que traz a cada ano um novo tema. Nesse processo, o trabalho desenvolvido possibilita a melhora na escrita, o trabalho em equipe, as habilidades emocionais, o autocontrole das emoções, o modo de se portar diante de uma plateia, o respeito e a diversão de momentos diferentes com os amigos.
Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e oferecer todo caminho, aprendizado e inteligência como promotora do indivíduo pleno.
Que tenhamos cada vez mais crianças aproveitando esses benefícios para que possamos formar plateias que realmente apreciem a dança e que se motivem a se apaixonar por essa arte tão linda o ano todo!
Adriana Tezim
é pedagoga e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal e professora de ballet, jazz e zumba no Colégio Anglo Morumbi