Primeira Semana de Carreiras Colégio Anglo Morumbi

09 de Junho, 2021

Muitos dos jovens que hoje cursam o Ensino Médio ainda possuem diversas dúvidas a respeito das faculdades e carreiras que escolherão. Outros ainda não definiram qual curso irão realizar e qual caminho seguir. Dessa forma, nós do Colégio Anglo Morumbi, atendendo a necessidade e desejo de nossos alunos, decidimos criar a semana de carreiras.

Na primeira semana de carreiras do Colégio Anglo Morumbi, tivemos cinco dias de palestras e conversas de nossos ex-alunos, que hoje estão na faculdade, e profissionais das diversas áreas do conhecimento. A ideia foi que nossos ex-alunos pudessem contar um pouco de sua trajetória em nosso colégio, além de sua preparação para os vestibulares, tirando dúvidas e dando dicas para os nossos atuais alunos que passarão pelas provas e processos seletivos no futuro. Também participaram profissionais de diferentes áreas, para dar uma perspectiva de como foi o curso em que se formaram e as possibilidades que existem no mercado de trabalho.

Assim, dividimos os cinco dias da semana de carreiras em categorias diferentes de áreas de atuação. Na segunda-feira realizamos o dia das carreiras biológicas, no qual tivemos uma médica e uma psicóloga para falarem um pouco de suas carreiras e seus cursos, além de dois ex-alunos do Anglo Morumbi que estão cursando medicina e falaram de seu preparo para o vestibular.

Já na terça-feira realizamos o dia das carreiras humanas, com advogados e pessoas do mercado financeiro, além de ex-alunos cursando economia, direito e filosofia. Na quarta-feira foi o dia das carreiras exatas, com a presença de engenheiros e ex-alunos cursando engenharia e ciências e tecnologia.

Na quinta-feira foi o dia das carreiras inovadoras, com destaque para um de nossos convidados, que decidiu empreender na área de tecnologia e pôde falar com nossos alunos sobre inovação e empreendedorismo.

Nosso último dia da semana de carreiras (sexta-feira) foi dedicado às carreiras internacionais, com ex-alunos e convidados que decidiram estudar em instituições de fora do país, falando sobre suas escolhas e trajetórias.

Devido à pandemia, tivemos que realizar nossa primeira semana de carreiras de forma on-line, através de lives no YouTube, nas quais nossos alunos fizeram perguntas e interagiram através dos comentários. Com o sucesso desse ano, temos o anseio de tornar a semana de carreiras um verdadeiro evento e uma tradição no Colégio Anglo Morumbi, para que sempre nossos alunos tenham o maior embasamento possível para tomarem a decisão assertiva de qual carreira ou curso optar. Esperamos muito que no ano que vem seja possível fazer um evento ainda maior, com mais profissionais e ex-alunos, mas dessa vez de forma presencial, para que essa troca de conhecimentos seja ainda mais rica.

Biológicas - Convidamos ex-alunos e profissionais da área para um bate papo sobre o dia a dia da profissão e como foi a preparação para os vestibulares, tudo isso mediado pelo coordenador do Ensino Médio, Prof. Fábio Marçal.

Carreiras Internacionais -  Priscila Gengo, Diretora pedagógica do Anglo Morumbi conversou com os nossos convidados sobre quais são os desafios de cursar uma faculdade internacional, como foi o processo de admissão e quais os documentos obrigatórios.

Carreiras Inovadoras - Os profissionais da área nos contou um pouco sobre os desafios da área, como é de trabalhar em uma Start UP, como foi a o processo de escolha da profissão.

Exatas - Futuros Engenheiros e profissionais da área abordaram quais são os vários cursos e como foi o processo de escolha da carreira.

Humanas -  Cada convidado fez um overview sobre a o curso universitário, A escolha do curso, mercado de trabalho e a trajetória até a admissão no estágio/emprego.

Bruno Oliveira é Mestrando em Educação e Assessor Ensino Médio no Colégio Anglo Morumbi.