Os dez passos para o sucesso!

01 de Abril, 2021

Para que alunos e famílias possam manter a rotina neste período de isolamento social, preparamos este guia, que tem intuito de auxiliar com o plano de estudos que visa as provas on-line do colégio e os processos seletivos externos que os vestibulandos farão ao longo do ano. Esperamos que seja útil!

1 - Assistir a TODAS as aulas on-line com a câmera ligada (se possível no horário síncrono - ao vivo)
Desta forma o estudante não altera o seu relógio biológico, facilitando a sua rotina de estudos no contraturno, em que a sugestão é retomar os conteúdos abordados naquele dia: "Aula dada, aula estudada";

2 - Prestar MUITA atenção nas aulas on-line
Estudos científicos mostram que, quanto mais sentidos humanos são utilizados no momento da aula, maior é a absorção da matéria transmitida pelo professor. Portanto, manter a visão bem focada no mestre e na sua apresentação, ouvir com bastante atenção a sua modulação de voz, fazer perguntas via chat ou pelo microfone quando surgir alguma dúvida e não deixar de fazer anotações no caderno (pois, quanto mais se escreve, mais se aprende) são estratégias positivas para a fixação dos conteúdos;

3 - Estudar TODOS os dias que tiver aula on-line
É fundamental que o aluno procure deixar a matéria em dia, conforme mencionado no primeiro passo, para que não haja sobrecarga de estudo, mas sim uma distribuição equilibrada ao longo da semana;

4 - Usufruir de todas as atividades on-line que o colégio oferece no contraturno:
Aulas de Educação Física;
 High School;
Aulas extracurriculares (Disciplinas Eletivas, Atualidades, Análise de Obras Literárias, Disciplinas que trabalham Competências Socioemocionais - Encontre sua voz, Habilidades de Alta Complexidade - HAC);
Plantões de dúvidas;
Coaching Educacional;
Ciclo de Palestras de Orientação Profissional;

5 - Fazer TODOS os simulados on-line que o colégio disponibilizar:
Simulados ENEM;
Simulados Unesp;
Simulados Unicamp;
Simulados Fuvest;
Simulados de Redação.
Os simulados são muito importantes para que os alunos conheçam os diferentes modelos de prova e, a partir destas "simulações", possam definir qual é a melhor estratégia a ser utilizada em cada caso. Além disso, com os dados dos simulados, a equipe de coordenação tem acesso aos pontos fortes e de melhoria de cada estudante, podendo traçar metas e planos de ação.

6 - Se alimentar bem
Para que os jovens possam ter disposição no dia a dia para assistir as aulas on-line, estudar, fazer os simulados on-line, é interessante que se perceba a importância da ingestão de bons nutrientes como frutas, legumes e verduras, além de quantidades balanceadas de carboidratos, lipídios e proteínas que, quando são digeridos pelo organismo, liberam energia para as atividades do cotidiano. Além disso, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, principalmente água, que ajuda a eliminar as impurezas do corpo, mantendo-o saudável.

7 - Dormir bem
Uma boa noite de sono é imprescindível para que as pessoas estejam preparadas para realizar as tarefas do dia seguinte. É importante ressaltar que quantidade de sono não necessariamente significa qualidade de sono. Recomenda-se, portanto, que, quando um indivíduo vai dormir, para que o mesmo atinja o maior grau de relaxamento no sono, ele precisa se desligar de tudo que possa atrapalhar o seu descanso, como celular, TV, entre outros. Preparar um ambiente acolhedor, silencioso e com o mínimo de iluminação possível são fundamentais nesse processo.

8 - Praticar uma atividade física
De preferência, neste momento de pandemia, deve-se priorizar algum exercício que possa ser realizado em casa. O importante é que haja a liberação de endorfina, molécula precursora da serotonina ("molécula da felicidade"). A liberação de endorfina garante o equilíbrio de neurotransmissores, o que confere estabilidade emocional.
Curiosidade: a serotonina também é liberada quando ingerimos chocolate!

9 - Procurar a equipe pedagógica do colégio para qualquer necessidade via e-mail, Hangouts Meet, WhatsApp
Coordenação, orientação educacional e corpo docente estão sempre à disposição neste e em todos os momentos que se fizerem necessários, para auxiliar naquilo que for preciso, desde uma palavra amiga, de incentivo, uma proposta de rotina de estudos ou até mesmo um abraço virtual.

E, principalmente…

10 - Acreditar

Nós temos certeza de que tudo vai dar certo e que juntos vamos vencer mais este desafio. Independente de crença, religião, é importante que você busque entender a sua missão, o seu propósito e perceba que a vida é muito maior do que uma prova de colégio, um exame vestibular. Cuide de sua saúde física e mental, aproveite a oportunidade de conviver com as pessoas que você ama e agradeça diariamente, pois você é incrível e privilegiado!

Fábio Marçal Agostinho
Coordenador do Ensino Médio no Anglo Morumbi