Educação significativa e empreendedora

18 de Novembro, 2021

O EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) compreende o processo educacional de crianças/adolescentes dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9º ano. Essa é a fase em que são enfrentados desafios maiores, sendo um deles a autonomia do estudante no processo de ensino e aprendizagem. A partir do 6º ano, os estudantes precisam desenvolver uma maior autonomia e tomada de decisões, além de precisarem se adaptar à intensa rotina de estudos - a quantidade de disciplinas aumentou, não há mais a presença de um só professor e os conteúdos precisam ser estudados com maior antecedência, lidando agora com prazos pré-estabelecidos para atividades e avaliações. Considerando o que propõe a BNCC, o Colégio Anglo Morumbi trabalha as 10 competências gerais com a intencionalidade de atingir o resultado esperado ao final desse ciclo: a autonomia e a independência consciente do aluno. Embora nossa proposta pedagógica esteja solidificada em três pilares: o pilar acadêmico, o pilar da cultura de inovação e o pilar socioemocional, eles não são trabalhados de forma independente e sim de maneira concatenada.

No processo de desenvolvimento de nossos alunos, trabalhamos a vitória particular através dos hábitos das pessoas altamente eficazes (proatividade, começar com o objetivo em mente e fazer primeiro o mais importante), a vitória pública (ganha-ganha, compreender para ser compreendido e sinergia) e pensando nas 4 dimensões do corpo, trabalhamos o sétimo hábito. Os alunos do 9º ano desenvolvem o trabalho de Conclusão de Curso (T.C.C.), que consiste em uma etapa muito importante para a composição do aprendizado. No início do ano, esses alunos receberam 10 temas: - Catástrofes socioambientais; - Epidemias e pandemias; - Mobilidade urbana; - Segurança pública; - Emprego e desemprego no contexto da indústria 4.0; - Alimentação, fome e desperdício; - Privacidade na internet; - Manipulação de dados e fake news; - Bullying e questões de autoimagem; - Excesso de informação no mundo atual. O desafio é propor uma solução ou intervenção para o tema escolhido. Esses temas foram trabalhados pelos professores das disciplinas de Iniciação Científica, Artes e Maker. Cada disciplina atua proporcionando ao aluno subsídios para a construção da proposta.
O TCC permite que, de forma embasada, o estudante demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu no ensino fundamental. Do dia 08 a 11 de novembro, os alunos apresentaram de forma on-line suas pesquisas e suas propostas. Esse momento foi transmitido pelo canal do Youtube para todos os familiares e equipe pedagógica. Durante a apresentação, cada grupo de alunos defendeu sua proposta para solução e/ou de intervenção através de um artigo científico para a banca examinadora. Demonstraram também a capacidade de desenvolvimento de aplicativos, jogos, etc. O sentimento que ficou após cada dia de apresentação é inenarrável. Cada grupo trouxe uma proposta embasada e aplicável. Percebemos o quão empreendedores são os nossos alunos.