Dinâmica das aulas de Inglês no currículo do Fundamental Anos Finais
18 de Junho, 2021
A importância da Língua Inglesa para a vida acadêmica, assim como para a vida profissional, está em evidência por um tempo considerável. Existem cursos privados para o ensino do idioma, para satisfazer as mais variadas necessidades e que dispõem de diferentes metodologias para atender todas as demandas. Já a dinâmica nas aulas de Inglês para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, vem sofrendo uma influência extremamente positiva em relação a tecnologia aplicada ao processo de ensino aprendizagem. É possível fazer infinitamente mais e com uma abrangência notoriamente maior, em comparação há décadas passadas. O mais importante nessa mudança em relação a maneira que os conteúdos são apresentados, estudados, praticados e avaliados, definitivamente é o protagonismo do aluno para que esse processo seja realmente satisfatório.
De acordo com o Common European Framework (CEFR) ou Quadro Europeu Comum de Referência, os níveis de aprendizagem são estruturados entre A1 para iniciante e C2 para o nível avançado.
Além de um aprendizado de excelência, o Colégio Anglo Morumbi preza também pela autonomia, responsabilidade, protagonismo, criatividade e pensamento inovador do aluno. Essas qualidades são colocadas em evidência no ensino do idioma, com o uso de Metodologias Ativas, Ferramentas de Liderança do Programa Líder em Mim e a plataforma Google For Education, que nos possibilita acesso a várias ferramentas tecnológicas. Nas aulas de Língua Inglesa do Fundamental Anos Finais do Colégio Anglo Morumbi, uma das avaliações que compõem o período letivo é apresentada aos alunos por meio desses recursos. Um exemplo de como usar essa Metodologia Ativa, é por intermédio de um Fluxograma que é uma ferramenta de Liderança, uma vez que irá auxiliar na explicação do entendimento do conteúdo abordado. Em um ambiente bem descontraído o professor faz uso de diversos recursos para transmitir o aprendizado ao aluno. Além dos exercícios feitos no livro, faz parte da prática de ensino, explicação e compartilhamento de slides sobre a matéria, jogos lúdicos e interativos como Kahoot, Quizizz, Quizlet, cujo também são ferramentas de revisão do conteúdo e proporcionam um aprendizado mais descontraído. Essa brilhante Ferramenta de Liderança (Fluxograma) e os mais variados recursos do Google For Education, como por exemplo: Google Docs, Google Presentation, Jamboard, Lucid dentre vários outros, possibilitam ao aluno, após as explicações feitas pelo professor, produzir o que absorveu por meio de uma explicação da estrutura gramatical e exemplos próprios.