Dinâmica das aulas de Inglês no currículo do Fundamental Anos Finais

18 de Junho, 2021

A importância da Língua Inglesa para a vida acadêmica, assim como para a vida profissional, está em evidência por um tempo considerável. Existem cursos privados para o ensino do idioma, para satisfazer as mais variadas necessidades e que dispõem de diferentes metodologias para atender todas as demandas. Já a dinâmica nas aulas de Inglês para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, vem sofrendo uma influência extremamente positiva em relação a tecnologia aplicada ao processo de ensino aprendizagem. É possível fazer infinitamente mais e com uma abrangência notoriamente maior, em comparação há décadas passadas. O mais importante nessa mudança em relação a maneira que os conteúdos são apresentados, estudados, praticados e avaliados, definitivamente é o protagonismo do aluno para que esse processo seja realmente satisfatório.

Cada vez mais o aluno faz parte do aprendizado e não somente recebe informação e por fim é avaliado de forma passiva. A prática das habilidades de escrita, escuta, fala e leitura, são imprescindíveis para consolidar uma base sólida visando a continuidade ao próximo ano ou ciclo. Práticas que também podem ser exploradas de maneira inovadora e mais prazerosa com o uso das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje em dia.

De acordo com o Common European Framework (CEFR) ou Quadro Europeu Comum de Referência, os níveis de aprendizagem são estruturados entre A1 para iniciante e C2 para o nível avançado.

O ensino regular do Fundamental Anos Finais, cujo é formado do 6º ao 9º ano, traz em seus livros para o ensino da Língua Inglesa a classificação da série que corresponde ao CEFR. Ao término do curso, o aluno pode ser classificado de acordo com o nível correspondente a sua série. Por exemplo, a coleção completa para o ensino do Inglês nos Anos Finais da editora Oxford, traz os livros Link It! com a indicação do CEFR na capa traseira.

O Colégio Anglo Morumbi adotou os livros da coleção Link It! da editora Oxford para o ensino da Língua Inglesa. Além de atual e repleto de ferramentas para uso em sala de aula, também dispõe de uma plataforma interativa de aprendizado para a prática de exercícios extras, que contempla as quatro habilidades já mencionadas acima. Outro ponto positivo que o material disponibiliza, é o método de ensino "Content Language Integrated Learning" (CLIL) ou "Ensino de Idiomas Integrado" que visa a abordagem do ensino de outros conteúdos por intermédio do inglês. Dessa maneira, os alunos adquirem mais habilidades de linguagem, ao mesmo tempo que desenvolvem conhecimento em outras áreas.

Além de um aprendizado de excelência, o Colégio Anglo Morumbi preza também pela autonomia, responsabilidade, protagonismo, criatividade e pensamento inovador do aluno. Essas qualidades são colocadas em evidência no ensino do idioma, com o uso de Metodologias Ativas, Ferramentas de Liderança do Programa Líder em Mim e a plataforma Google For Education, que nos possibilita acesso a várias ferramentas tecnológicas. Nas aulas de Língua Inglesa do Fundamental Anos Finais do Colégio Anglo Morumbi, uma das avaliações que compõem o período letivo é apresentada aos alunos por meio desses recursos. Um exemplo de como usar essa Metodologia Ativa, é por intermédio de um Fluxograma que é uma ferramenta de Liderança, uma vez que irá auxiliar na explicação do entendimento do conteúdo abordado. Em um ambiente bem descontraído o professor faz uso de diversos recursos para transmitir o aprendizado ao aluno. Além dos exercícios feitos no livro, faz parte da prática de ensino, explicação e compartilhamento de slides sobre a matéria, jogos lúdicos e interativos como Kahoot, Quizizz, Quizlet, cujo também são ferramentas de revisão do conteúdo e proporcionam um aprendizado mais descontraído. Essa brilhante Ferramenta de Liderança (Fluxograma) e os mais variados recursos do Google For Education, como por exemplo: Google Docs, Google Presentation, Jamboard, Lucid dentre vários outros, possibilitam ao aluno, após as explicações feitas pelo professor, produzir o que absorveu por meio de uma explicação da estrutura gramatical e exemplos próprios.

Uma vez que o aluno tem a oportunidade de explicar seu entendimento e produzir conteúdo usando tecnologia que lhe convém, a aquisição de conhecimento por intermédio de metodologia ativa é realmente concretizada e dessa maneira temos um processo de ensino aprendizagem eficaz. Por fim, nota-se que cada vez mais o currículo de Língua Inglesa em escolas de ensino regular do Fundamental Anos Finais, se assemelha ao curso de idiomas de cursos privados. O Colégio Anglo Morumbi trabalha com o conceito de aproximar a aprendizagem do idioma, uma vez que as práticas, metodologias e recursos não são distintos e pensa em um futuro bem próximo proporcionar testes de proficiência ao término do ano letivo.

Marco Aurélio Delgado Pinheiro