Como se dá o processo de alfabetização das crianças?

15 de Outubro, 2021

A criança está inserida no processo de alfabetização desde muito pequena, pois ela passa a ter contato com diferentes formas de linguagem antes mesmo de entrar na escola, como, por exemplo: a construção de repertórios linguísticos no ambiente familiar através de estímulos da oralidade, contato com livros de histórias e na própria contação e nas brincadeiras também. Todas as formas lúdicas preparam a criança para o aprendizado, pois desenvolve habilidades importantes para esta etapa da vida. A partir do momento em que a criança frequenta a escola, este processo de alfabetização começa a ser apresentado de forma mais sistemática, com a apresentação das letras, das sílabas e seus respectivos sons, atividades adequadas à sua faixa etária e a escrita das primeiras palavras, partindo do seu próprio nome (como forma de reconhecimento). A consolidação da alfabetização pode se dar até os 8 anos de idade, quando a criança já compreendeu a funcionalidade da língua escrita e suas regularidades.

Mas, para que possamos ter êxito no processo de aprendizagem, tão importante quanto os estímulos pedagógicos, é o desenvolvimento da autonomia e independência da criança. Promover tarefas adequadas à sua faixa etária, permite que a criança as realize à sua maneira e desenvolva habilidades como: raciocínio lógico, coordenação motora, lateralidade, noções básicas matemáticas e oralidade. Nestas atividades, acontecem as tentativas e os erros, fundamentais também para se trabalhar os sentimentos de tristezas, frustrações, entre outros, e, consequentemente incentivar novas tentativas, utilizando estratégias diferentes para se atingir o objetivo. Desta forma, também conseguimos impulsionar e valorizar suas ações e conquistas. Quando alinhamos o desenvolvimento da autonomia, também em parceria da família, com o processo de alfabetização sistematizado na escola, notamos mais facilidade no aprendizado, observando aquisição de maturidade e segurança necessários para o sucesso pedagógico. Quanto mais o aluno ser protagonista, ou seja, participar do seu aprendizado, maiores as chances de concluir sua alfabetização na hora certa.
Vale ressaltar que as crianças não são iguais e não adianta fazer comparações entre filhos ou entre os colegas de sala, pois cada um tem seu próprio ritmo e são estimuladas de formas diferentes.

"⁠Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar." Emilia Ferreiro.

Gabriela Baliana é professora do Infantil e EFAI no Colégio Anglo Morumbi

@gabibaliana