Como se dá o processo de acolhimento do início do ano letivo, desde a equipe docente à discente e às famílias?

02 de Fevereiro, 2022

O colégio Anglo Morumbi tem sempre a preocupação em receber a equipe no início de cada semestre de maneira diferente e bem animada. Assim, já iniciamos com a energia lá em cima para que o semestre já comece leve e bem feliz! Além de fazermos um acolhimento inicial com a equipe de professores, elaboramos uma semana recheada de formações com workshops e palestras com temas diferenciados, que envolvem a atualidade e trazem reflexões fundamentais para o corpo docente.

Nos preocupamos também em envolver dinâmicas e palestras que trazem temas relacionados ao desenvolvimento socioemocional, habilitando, dessa forma, o professor para receber seu aluno de maneira mais preparada e acolhedora. Assim, com o mesmo carinho e acolhimento que o professor recebeu em seu retorno, ele retribuirá aos seus alunos.

Sabemos sempre que a adaptação está mais relacionada à maneira como a família encara essa vinda da criança à escola. Já presenciei mães chorando, porque o filho entrou para escola sem dar tchau, ou sem sentir certo "pesar" ao entrar na escola, conforme ela esperava. Mas preparadas para essas situações, a escola tem alguns protocolos para que a família também se sinta acolhida e segura, passando isso para os filhos. Este é um período muito importante, em que os pais devem ter segurança e confiança na escola, para que isso seja passado para o(a) filho(a) e a adaptação à nova rotina, ao novo ambiente, aos novos amigos e às professoras ocorra de maneira tranquila. Sugerimos que os pais tragam as crianças pelas mãos e não no colo. Quanto antes a família sentir-se segura e deixar a criança na escola, sem a presença dos pais, melhor e mais rápida será sua adaptação ao novo ambiente. Apesar dessa orientação, mantemos a escola de portas abertas e deixamos os pais à vontade para permanecer no ambiente escolar o tempo que eles acharem necessário; às vezes, algumas famílias precisam de mais tempo que outras. Já presenciei mães passarem semanas sentadas na recepção do colégio, até que elas se sentissem seguras para seguir com a sua rotina, mas sempre na promessa de qualquer contratempo, a escola entrará em contato imediato.
Após o período de adaptação que ocorre aproximadamente duas semanas do início das aulas, mandamos algumas orientações por escrito para as famílias conseguirem lidar melhor com essa fase:

Queridos Pais, Estamos encerrando mais um período de adaptação no colégio, por isso é importante que os pais saibam que: A criança precisa ter uma noite de sono tranquilo, para que venha disposta, descansada e apta a participar das atividades escolares; Caso seu filho esteja frequentando a escola pela 1.ª vez ou tenha passado por uma mudança de escola recentemente, é preciso que ele sinta a segurança dos pais no ambiente escolar, para que passe bem o dia com os amigos e professores; Não ceda às birras e manhas, pois, por mais que esse período seja difícil, ele deve acontecer sem irritações e brigas. Não se irrite, e, principalmente não se permita ceder às vontades da criança; Quanto antes os pais conseguirem deixar o filho na porta da escola, melhor ele irá se adaptar ao ambiente escolar e às atividades de forma geral. Quanto mais próximo os pais estiverem, mais a criança solicitará a sua presença; Combinados com a criança são bem-vindos; porém, cuidado para não surgirem ao longo do caminho, novos e novos acordos, pois, aos poucos, ela vai conseguindo aquilo que quer (por exemplo: a presença constante dos pais na escola); "Chorinho" no portão é supernormal; caso fique inseguro, espere a criança entrar e dê uma palavrinha com a coordenadora ou com alguém da escola para ter certeza de que ficou tudo bem. Se preferir, pode ligar, que lhe atenderemos prontamente para que tenha um dia tranquilo e passe cada vez mais confiança para o seu filho. Quando chegar em casa, pergunte para a criança como foi seu dia, incentive-a a contar as coisas que ela vivência ao lado dos colegas e professores no ambiente escolar. Dessa forma, ela saberá que ir para a escola também pode ser divertido e chegar em casa para abraçar o papai e a mamãe será muito mais gostoso! Fiquem tranquilos, pois sabemos que estamos com o bem mais precioso de vocês e vamos zelar e cuidar para que essa fase seja a melhor da vida deles! Conte conosco! Atenciosamente, Equipe pedagógica Por que o acolhimento é um aliado da aprendizagem? Com o início de um novo ano, um novo ciclo se aproxima, e, com ele, também se aproximam novas descobertas, novos olhares, novos professores e desafios. O acolhimento é fundamental para todos os alunos, pois eles sentirão segurança no ambiente escolar e confiança em seus professores e, para que uma criança se desenvolva dentro do que é esperado no processo de aprendizagem, ter vínculo afetivo com seus professores é fundamental.

O acolhimento inicial vai conduzir todo o relacionamento das crianças com seus pares e com a equipe pedagógica.