ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

10 de Março, 2021

O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança nas dimensões física, cognitiva e emocional ao longo da vida. As competências socioemocionais são primordiais no decorrer desse processo.

Essas habilidades, também conhecidas como não-cognitivas, vêm antes da aprendizagem, ou seja, devemos criar um ambiente que estimule o aluno e melhore seu desempenho.

Recebemos muitos relatos de famílias preocupadas com alguns comportamentos que os filhos começaram a apresentar durante a pandemia, tais como: nervosismo, apatia, unhas roídas, piscar repetidamente os olhos, puxar o próprio cabelo, dentre outros indícios de ansiedade.

Sabendo desse princípio, nossa primeira ação e preocupação no retorno escolar foi acolher nossas crianças e mostrar a elas o quanto segura é a escola e como elas são importantes para nós. Trocamos experiências sobre esse período em que ficamos remotos. Foi uma troca intensa, pois as emoções vindas à tona foram diversas e, dessa forma, resolvemos questões incrustadas no pensamento de nossos alunos há meses.

Como aqui no Colégio Anglo Morumbi já temos o programa socioemocional LEM (Líder em Mim) baseado no livro OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES, de Stephen Richards Covey, pudemos trabalhar com ferramentas de lideranças nessa fase para o restabelecimento das competências socioemocionais que estavam fragilizadas. Utilizamos a ferramenta do Círculo de Controle para ilustrar e tornar palpáveis as ações que podemos controlar e nos despreocuparmos das que não podemos controlar.

Na dinâmica, cada criança falou o que estava dentro do seu círculo de controle e entendeu que esses aspectos conseguimos e podemos dominar, pois eles dependem de nós. O círculo de não controle deixou claro que não podemos nos ocupar, gastar nossas energias com o que não podemos controlar; essas funções devem ficar para pessoas especializadas.

Dessa forma, oferecemos meios para que nossos alunos compreendessem esse momento diferente que estamos vivendo e novamente se sentissem seguros e estáveis emocionalmente.


Profª Daniela Biancolini
Colégio Anglo Morumbi