ADAPTAÇÃO ESCOLAR

24 de Fevereiro, 2021

Quando vivenciamos algo novo, nos deparamos com diversos sentimentos, como o medo do desconhecido, a ansiedade e expectativa por mudanças, que às vezes eram tão desejadas. A adaptação escolar, é um processo desafiador e de extrema importância, tanto na vida da criança ou adolescente, quanto na de seus familiares. Será que meu filho(a) vai se adaptar? Gostar da escola nova? Se sentir acolhido(a)? Acompanhar a rotina de um novo ciclo? Essas são algumas perguntas que os pais fazem e que geram grande ansiedade e insegurança.

Podemos considerar que a adaptação acontece ao longo da vida do aluno. A entrada na primeira escola, a transição para um novo ciclo ou a mudança para uma nova escola são as principais etapas que o estudante deverá enfrentar e adaptar-se conhecendo o novo ambiente.

É preciso pensar sobre tais mudanças, para que se incorporem de forma natural, significativa e desempenhem um papel positivo. A equipe escolar deverá estar preparada para oferecer a esses alunos todo acolhimento necessário, respeitando a individualidade e as vivências de cada um.

Para a criança pequena, a escola é o início da vida social, é mais um espaço de aprendizagem, onde seu desenvolvimento como ser completo seja potencializado. O trabalho é focado não somente no cognitivo, mas também no desenvolvimento socioemocional. A escola é um importante espaço para que a criança se perceba como um ser individual, a primeira dissociação da família, em que ela aprenderá que limites, regras e combinados são estabelecidos e necessários para a convivência em grupo.

Após as primeiras etapas da vida escolar, aumenta-se gradativamente as exigências de aprendizagem, responsabilidade e autonomia. Quando ocorre a mudança de ciclo vêm novos desafios, cada um com suas particularidades. No ensino médio, por exemplo, o adolescente começa a se deparar com maior número de professores e disciplinas, conteúdos mais densos e a preparação para o vestibular. Além disso, nessa etapa da vida ocorre a busca pela independência e o desejo de passar mais tempo com os pares.

Não posso deixar de citar a adaptação que tivemos que passar devido a pandemia. Adaptar-se ao distanciamento social, aulas on-line e nova rotina são desafios que ainda estamos enfrentando. A escola exerce um papel fundamental no acolhimento dos alunos, principalmente nesse momento em que eles estão voltando para o ambiente escolar de forma frágil e por vezes inseguros.

No Colégio Anglo Morumbi todos os profissionais são capacitados para oferecer apoio nesse processo. Na educação infantil os pais podem acompanhar as crianças nos primeiros dias para que elas se sintam seguras e confiantes, além de ser uma adaptação gradativa, ou seja, a criança pode ficar menos tempo no ambiente escolar até se acostumar com essa nova rotina. A equipe de orientação educacional oferece todo suporte aos alunos novos, tendo o cuidado de conhecê-los desde os primeiros dias para que se sintam acolhidos e amparados.

Para facilitar o processo de adaptação, é importante seguir algumas dicas, como ter uma rotina estabelecida, pois ela proporciona segurança e conforto, permitir que a criança e o adolescente estejam envolvidos no processo, deixando, por exemplo, que escolham seu próprio material escolar e sobretudo associar a escola a algo positivo, mostrando que é um lugar de aprendizagem e novas experiências.

Para muitos alunos, a adaptação ocorre de maneira natural, porém para outros pode ser um processo mais difícil. Se os pais perceberam que o rendimento escolar caiu consideravelmente, se surgirem problemas de relacionamentos mais graves ou se o aluno apresentar sintomas de ansiedade e depressão, é importante buscar ajuda de um profissional para que este consiga reconhecer o que está gerando esse desconforto e contribuir para que a adaptação ocorra de forma mais efetiva.

Renata Moraes
Orientadora Educacional do Colégio Anglo Morumbi