Você usa cotonete?

Qual a forma correta de limpar o ouvido? 

A maioria das pessoas tem o hábito sim de usar, pois crescemos acreditando que isso faz parte da higiene geral do corpo. O problema é que esse hábito pode gerar diversos riscos para saúde dos ouvidos, podendo ocasionar lesões sérias, que necessitam de cirurgia para correção;

A cera do ouvido é produzida por glândulas especiais existentes no canal auditivo e serve como uma proteção natural de nossos ouvidos. O uso inadequado de cotonetes pode oferecer diversos problemas para a saúde, entre eles infecções e lesões da membrana timpânica, existem casos que os tímpanos são perfurados e necessitam de cirurgia.

Quando usamos o cotonete e achamos que estamos limpando nosso ouvido, na verdade estamos retirando parte do cerúmen e parte empurramos em direção aos tímpanos. Essa !limpeza” estimula as glândulas ceruminosas a produzirem uma maior quantidade de cera, ou seja, quanto mais limpamos, mais cera nosso organismo produz.

Nosso ouvido é preparado para eliminar a cena em excesso e trabalha também com um processo de autolimpeza, Devemos apenas após o banho secar bem o ouvido com uma toalha fina colocada sobre o dedo mínimo e não introduzir nada em nosso conduto auditivo.

Lembrando que toda vez que sentir o ouvido tapado deve-se procurar o otorrino, esse sim é o único profissional que deve fazer a higienização (lavagem) de nossos condutos auditivos caso seja necessário.

Dra. Cristina Pedro – Odontopediatra

CRO 49520

Carmen Carbone – Fonoaudióloga

CRFA. 7163