O que é a Escola Farol?

Colégio Anglo Morumbi conquista a certificação internacional de Escola Farol: a primeira do Brasil a receber a titulação

O título é o reconhecimento da excelência atingida pela instituição no desenvolvimento dos alunos, professores e de toda a equipe escolar em Produtividade, Execução, Confiança e Liderança.

A partir desta semana o Colégio Anglo Morumbi está inserido no seleto rol das 200 escolas faróis certificadas no mundo. O título foi anunciado na última sexta-feira, dia 17 de junho, pela Franklin Covey, empresa americana especializada em desenvolvimento de pessoas, criadora do Programa “O Líder em mim”, que utiliza a metodologia dos “sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, desenvolvido para grandes corporações e organizações educacionais.

Trata-se de um programa com conteúdo , metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de Liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso pessoal e acadêmico.

“Estamos muito felizes com esta conquista, que representa o resultado e o esforço conjunto de todos que fazem o Anglo Morumbi: professores, funcionários, alunos e famílias. Tornar-se uma Escola Farol é um reconhecimento internacional que as escolas ganham quando alcançam excelentes desempenhos em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos”, explica a diretora geral, Sandra Oliveira.

Atuante em 144 países em empresas e 2.300 organizações educacionais, a avaliação da Franklin Covey é bem rigorosa e baseia-se em 144 itens e nove critérios, entre eles:

• Ter uma equipe farol liderada por funcionários e professores, bem como uma equipe farol mirim representada por alunos de todas as séries do Ensino Fundamental que têm como objetivo ser referência e luz para outros funcionários e alunos; bem como coordenar todo o trabalho necessário para a escola alcançar e manter a condição de Farol.

• Ter o ambiente escolar que reforce o modelo de liderança, e a linguagem dos 7 hábitos em corredores e salas de aula;

• Fazer a conexão dos 7 hábitos com os conteúdos programáticos

• Ter uma equipe que colabora e trabalha em conjunto para efetivamente construir uma cultura de liderança;

• Ter alunos que se mostrem colaborativos, assumindo papéis de liderança dentro do ambiente escolar (líderes de comunicação, líderes de recepção, líderes da organização, líderes em desenho, fotografia, dentre outras lideranças.

• Realizar eventos de liderança que permitam que os alunos pratiquem suas habilidades a fim de potencializá-las e apresentá-los aos pais e comunidade;

• Envolver as famílias em atividades relacionadas a Liderança e aos 7 hábitos.

• Criar, acompanhar e mensurar resultados.

“Conquistamos a certificação de Escola Farol para todo o Ensino Fundamental, Séries Iniciais e Finais, ou seja, do primeiro ao nono ano. Somos a primeira escola brasileira a conseguir esta titulação internacional e isso representa muito para o Anglo Morumbi. Representa servir como referência educacional para outras instituições, bem como o reconhecimento de  toda a dedicação  e trabalho duro que tivemos até aqui.   Ensinamos desde cedo nossos alunos a serem pró-ativos, planejarem, terem metas, trabalhar em grupo, ouvir com empatia, dentre outros hábitos baseados em princípios universais. Esta certificação é um marco para nossa escola, pois confere todo o trabalho de excelência realizado nos últimos anos.

Queremos inspirar escolas e pessoas, destaca a diretora pedagógica do Colégio, Priscila Garcia Gengo.

Com 1.500 alunos, o Colégio Anglo Morumbi atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.