Carreira – Publicidade e Propaganda

O que faz o profissional

O publicitário é responsável por criar, realizar e divulgar campanhas de publicidade. Ele sempre busca a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Para isso, o profissional faz pesquisas sobre o perfil do público-alvo, escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Finalizada a campanha, realiza novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. Nas agências de publicidade, pode trabalhar com criação, mídia, produção ou planejamento administrativo. Em empresas, costuma atuar na elaboração de estratégias de vendas nos departamentos de marketing. O publicitário trabalha sempre em equipe, independente da especialização que escolher. Por isso, é importante ter facilidade para se comunicar e se relacionar com as pessoas.

O curso

Dia-a-dia

Este curso mescla matérias teóricas e práticas. Você terá aulas em laboratórios de áudio, vídeo e fotografia. As faculdades costumam estimular os alunos a fazer projetos de criação publicitária. Estas atividades incluem desde o planejamento e a pesquisa até a execução da campanha publicitária. Desta forma, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Aproveite as horas livres para fazer curso de idiomas, principalmente inglês, fundamental para a sua futura rotina profissional. Participe também de atividades extracurriculares, como workshops, seminários, palestras internacionais, festivais e premiações da área, para conhecer o trabalho de profissionais atuantes no mercado e fazer intercâmbio de informações. Para se formar, as faculdades exigem o cumprimento de um período de estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Disciplinas

No primeiro ano de curso você terá matérias básicas das áreas de humanas e comunicação, como sociologia, antropologia, filosofia, língua portuguesa, teoria da comunicação, história da arte, entre outras. A partir do segundo ano, começam as disciplinas mais específicas, entre elas estatística, marketing, pesquisa de mercado, psicologia, economia e administração. Além disso, você terá matérias técnicas para aprender a criar mensagens publicitárias, como fotografia, redação publicitária e computação gráfica. Algumas faculdades oferecem Publicidade e Propaganda como uma habilitação do curso de Comunicação Social.

Ingressando no mercado

A melhor forma de entrar no mercado é fazer estágios. Procure estagiar o máximo que puder, em diferentes empresas e funções, para acumular experiência e rechear seu portfólio, importante ferramenta para apresentar seus diferenciais. Outra boa maneira de adquirir experiência é trabalhar nas agências juniores mantidas por algumas faculdades. Nelas, você poderá atender clientes reais sob a supervisão de professores. Procure também participar de projetos de iniciação científica e fazer monitoria, complementos importantes a sua graduação.

Mercado de Trabalho

O mercado de publicidade está aquecido devido à crescente preocupação das empresas com a imagem dos produtos e serviços que oferecem e com a consolidação de sua marca. O mercado de trabalho para esses profissionais é formado basicamente por agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos de comunicação, como jornais, emissoras de rádio e TV e revistas, mas há chances também em agências de promoções e eventos, merchandising, comunicação dirigida e assessoria de imprensa. Hoje, no entanto, o maior número de vagas está nas empresas, onde o publicitário pode atuar nas áreas de desenvolvimento de estratégias, pesquisa de mercado e promoções. Indústrias e ONGs também absorvem muitos profissionais. Há boas oportunidades de emprego também em regiões com intensa movimentação econômica, como o interior do estado de São Paulo. As agências de publicidade oferecem boas perspectivas para quem é especialista em atendimento, pesquisa e mídia – setores onde normalmente começam a trabalhar os estagiários. A área de criação é a mais restrita e, conseqüentemente, a mais concorrida. Um novo espaço se abre para os publicitários com a internet, um campo que ainda poucos dominam.

 

Ocupações relacionadas