Carreira – Moda

O que faz o profissional

Criatividade é a palavra-chave do bacharel em Moda. Este profissional a usa muito para desenvolver coleções, modelos, estampas e acessórios de vestuário. Responsável pelo impacto do produto desde sua criação até o lançamento, ele precisa analisar as necessidades do mercado, levando em conta os movimentos da moda. Ao conceber linhas de roupas, tecidos e acessórios, cria a forma do produto, apresenta soluções técnicas baseadas na relação do indivíduo com esse produto e define seu custo. Também desenvolve protótipos, sendo responsável pelo sucesso de uma grife, imagem ou produto.

O curso

Dia-a-dia

Você está ansioso para exercitar sua criatividade e fazer os seus desenhos? Fique tranqüilo, pois desde o primeiro ano de curso você terá muitas aulas práticas, que são realizadas em diferentes laboratórios, como o de tear, têxtil e de estamparia. Você também terá aulas na oficina de costura equipada com mesas adequadas para desenho, manequins e máquinas de costura. Aproveite o tempo livre para participar de desfiles e eventos da área, para se aproximar de profissionais experientes e também se atualizar. A maioria das faculdades exige o desenvolvimento de uma coleção como trabalho de conclusão de curso. Essa é uma forma interessante de você expor seu trabalho.

Disciplinas

Dependendo da ênfase que cada faculdade dá ao curso, o currículo pode ser mais voltado para modelagem ou estilismo. De uma forma geral, você terá aulas teóricas, como história da arte, cultura da moda, história do design, antropologia e sociologia, que lhe apresentarão os fundamentos culturais da área, além de marketing e comunicação, entre outras. Já na parte prática e profissionalizante, você estudará desenho técnico de moda, planejamento de coleções, tecnologia têxtil, oficina de produção, tecnologia têxtil, planejamento e gestão, desenvolvimento de produto de moda e produção de desfile. Em algumas faculdades, Moda é uma habilitação do curso de Comunicação Social. Por isso, fique atento na hora de se inscrever para os processos seletivos.

Ingressando no mercado

É importante que você procure fazer estágios para acumular experiência, decidir qual área vai seguir na profissão e facilitar sua entrada no mercado de trabalho. Os grandes eventos de moda podem ser uma boa oportunidade para conseguir um trabalho temporário, ganhar experiência e, principalmente, conhecer profissionais atuantes.

Mercado de Trabalho

A atuação deste profissional é bastante abrangente. Poderá trabalhar nos principais segmentos do ciclo de produção do vestuário, criando e gerenciando o processo de fabricação, coordenando os demais profissionais de criação e assessorando empresários do setor. Há espaço em indústrias têxteis, lojas de roupas e acessórios e em confecções. Como autônomo, o profissional pode oferecer consultoria para empresas, eventos, produtoras de vídeo e fotografia, revistas especializadas, entre outros. Outra possibilidade é dar aula em faculdades, após cursar uma pós-graduação. As regiões com maior número de oportunidades são a Sudeste e a Sul, onde se concentra a produção têxtil do país.

 

Ocupações relacionadas