Carreira – Engenharia Civil

O que faz o profissional

Cabe ao engenheiro civil planejar, projetar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar atividades de construção. Ele dimensiona e especifica as estruturas das obras, suas redes de instalações elétricas, hidráulicas e de gás, bem como os materiais a serem utilizados. Mas se engana quem pensa que seu trabalho está restrito às edificações. É também sua responsabilidade projetar e gerenciar sistemas de transporte, construir canais de escoamento e distribuição de água, levantar as condições de solo e rochas que serão usados na construção civil, controlar o impacto ambiental de obras de grande porte, além de outras atividades.

O curso

Dia-a-dia

Ter noção de espaço é fundamental para ir bem neste curso. Você vai ter que exercitar essa habilidade principalmente nas aulas práticas realizadas em laboratórios e oficinas, como, por exemplo, de construção civil, de conforto ambiental, materiais de construção, eletricidade e magnetismo, mecânica e solos, entre outros. Invista em cursos extracurriculares para agregar novos conhecimentos das áreas de administração e economia. Afinal, no futuro você vai trabalhar em conjunto com profissionais dessas áreas. Manter-se sempre atualizado sobre novas tecnologias, conhecer ferramentas da computação para elaborar projetos e dominar inglês são importantes para seu futuro profissional. Então, aproveite o tempo livre para participar de eventos da área e estudar informática e idiomas. O trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado são obrigatórios para você se formar.

Disciplinas

Se você está ansioso para desenhar e projetar casas e outras obras, prepare-se para antes fazer cálculos e mais cálculos. Disciplinas como matemática, física, química, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo deste curso. Para aprender a gerenciar projetos e equipes, você vai estudar ainda administração e economia. Nos primeiros anos, o currículo já inclui aulas profissionalizantes como geomática, isostática, resistência dos materiais, fenômenos de transporte e materiais de construção. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia.

Ingressando no mercado

Já no primeiro ano de faculdade, procure conversar com seus professores e demonstrar interesse em participar de projetos de iniciação cientifica ou monitoria. Assim, você já começa a ter contato com a rotina da sua futura profissão. Antecipe também a realização de estágio, passo importante para ganhar experiência profissional e conquistar um emprego no futuro. Uma boa opção é trabalhar nas empresas juniores mantidas por algumas faculdades.

Mercado de Trabalho

O leque de opções para o engenheiro civil é bastante amplo. Ele pode trabalhar em órgãos públicos, construtoras privadas, indústrias ou em empresas de consultoria que prestam serviços de inspeção, reforço e laudos técnicos no ramo da construção civil. Pode também atuar em departamentos de trânsito, como responsável pelas obras dos sistemas viários. Tem ainda a possibilidade de ser autônomo. Nos últimos anos, o ramo da construção civil tem voltado a se aquecer com o aumento no número de lançamentos de imóveis mais populares.

Ocupaçõs Relacionadas