Carreira – Direito

O que faz o profissional

A função do bacharel em Direito é manter a harmonia entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Para isso, pode atuar tanto como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para exercer a advocacia é necessário passar no exame da OAB. Já os que desejam atuar no setor público devem prestar concurso. O advogado defende a honra, a liberdade e o patrimônio das pessoas. Seu principal instrumento de trabalho é a Constituição. Com base em seus princípios, o profissional defende os interesses de seu cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. O advogado pode atuar também em causas ambientais, no direito das minorias e na defesa do patrimônio histórico e cultural. Como precisa avaliar processos, confrontar fatos com textos legais e interpretar leis, o advogado precisa ter uma grande capacidade de análise. Por isso, ele é tão solicitado também para prevenir problemas, aconselhando, orientando e assessorando negócios.

O curso

Dia-a-dia

Este curso exige muita leitura e domínio da Constituição e das demais leis brasileiras, pois é com elas que você trabalhará no seu dia-a-dia profissional. Mas há um espaço na sua carga horária também para trabalhos práticos. Nesse caso, você vai participar de simulações de julgamentos, em que você atuará como juiz ou advogado. O curso de Direito, embora seja normalmente de meio período, exige muita dedicação. Algumas escolas pedem uma monografia no final do curso.

Disciplinas

Uma das principais atividades do bacharel em Direito é analisar as disputas e os conflitos entre indivíduos e instituições com base no que está regulamentado pelas leis. Para desenvolver sua capacidade de fazer isso da melhor forma, você terá na faculdade várias matérias de ciências humanas, como sociologia, português, filosofia, teoria do Estado e economia. Em paralelo, você vai estudar as disciplinas específicas de direito: civil, constitucional, penal, comercial, entre outras. Os três primeiros anos do curso são essencialmente teóricos. Depois desse período, você começa a se dedicar a atividades práticas, tanto em sala de aula como nos escritórios de assistência jurídica mantidos por boa parte das escolas. Em geral, você começa a definir em que área vai se especializar ainda na faculdade, escolhendo disciplinas de formação específicas para compor seu currículo.

Ingressando no mercado

O estágio obrigatório é uma das principais formas de entrar em contato com a realidade da profissão ainda na faculdade. O ideal é que você procure oportunidades em diferentes áreas para ter mais segurança na hora de escolher sua especialização profissional. Aproveite também para atuar nos escritórios de assistência jurídica mantidos pelas escolas. Assim você pratica o que aprendeu em sala em situações reais, o que vai contar muitos pontos no seu desenvolvimento.

Mercado de Trabalho

O bacharel em Direito pode prestar assessoria e consultoria jurídica a empresas, associações, sindicatos, organismos governamentais e não-governamentais. Outro caminho para o bacharel é a carreira juridical, na qual se ingressa por meio de concursos públicos, muito disputados. O profissional pode optar também pela carreira acadêmica, após estudos complementares de pós-graduação. A concorrência, em todas as areas, é enorme, já que existem inúmeras faculdades formando milhares de novos profissionais a cada ano. Mas isso não significa que falta trabalho. Há oportunidades em vários ramos do direito, inclusive nos mais tradicionais, como comercial e civil. São promissores ainda o direito esportivo, do consumidor e de propriedade intelectual, que cuida dos direitos autorais, um campo especialmente sensível em razão da popularização da internet. O direito tributário também continua em alta, em razão da complexidade da nossa legislação, assim como o direito internacional, por causa do aumento das exportações. No setor privado, os melhores salários estão na região do Sudeste, mas o mercado de trabalho está em expansão nas capitais dos estados do Nordeste.

Ocupações relacionadas