Carreira – Design Gráfico

O que faz o profissional

Este tecnólogo está habilitado a executar o projeto gráfico e coordenar a produção de publicações variadas, como livros, jornais, revistas, folhetos, e de websites, CD-ROMs e materiais para mídias eletrônicas. Com o auxílio de programas de editoração eletrônica, utiliza imagens, cores, letras e desenhos para criar logotipos, embalagens e páginas impressas e eletrônicas. Também acompanha e coordena a execução do trabalho nas gráficas e agências, acompanhando a finalização, a impressão e o acabamento. É ele o responsável por definir os processos de produção mais adequados e as especificações técnicas de cada publicação ou peça gráfica. Ter muita criatividade é fundamental para o profissional, que deve buscar soluções econômicas e esteticamente adequadas para cada projeto.

O curso

Dia-a-dia

O curso é mais prático do que teórico. Como ainda é recente, não há padronização da grade curricular oferecida pelas faculdades. Cada uma prioriza uma parte da formação profissional. Algumas optam por dar uma base mais sólida em programação digital e softwares para tratamento de imagem e editoração, enquanto outras focam a gestão dos processos de impressão. De modo geral, os cursos incentivam o desenvolvimento da visão crítica, ampliando a criatividade dos alunos e valorizando formas de expressão verbais e visuais. Boa parte das aulas práticas acontecem em laboratórios de informática. Há algumas atividades em grupo, mas a maioria é feita individualmente. O estágio é obrigatório para a diplomação, assim como o trabalho de conclusão de curso, em que você deverá fazer uma pesquisa e criar um produto.

Disciplinas

Nos primeiros anos você terá formação básica em história da arte, sociologia, antropoplogia, teoria da comunicação, para contextualização sócio-política e cultural. Disciplinas como semiótica, processos de criação e composição permitem aprimorar seus conhecimentos de estética e percepção visual. Animação, ilustração e oficina de histórias em quadrinhos também fazem parte da grade curricular. Aos poucos, você será introduzido em matérias práticas como computação gráfica, desenho, fotografia e digitalização de imagens. Também terá noções de psicologia e marketing, para compreensão das demandas do mercado.

Ingressando no mercado

Durante o curso, procure montar um bom portifólio de trabalhos, peça fundamental na hora de se candidatar a um estágio, mais importante até que o currículo. Procure ser original e executar projetos diversificados. Uma boa forma de abrir mais portas no mercado de trabalho é enriquecer sua formação com cursos de edição de imagem, ilustração digital e novas tecnologias.

Mercado de Trabalho

O profissional encontra espaço em agências de publicidade, editoras, gráficas, departamentos de marketing e comunicação de empresas e também como autônomo. Gráficas, empresas fornecedoras de material de papelaria e de maquinaria para impressão e grupos corporativos de comunicação impressa oferecem boas oportunidades de trabalho, principalmente nos grandes centros urbanos. Nos últimos anos, o mercado tem registrado um aumento da demanda em outras regiões, em razão da instalação de novas indústrias no intetior do país.

Ocupações relacionadas