Carreira – Administração

O que faz o profissional

O administrador cuida de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado. Este profissional ajuda a definir, analisar e cumprir os objetivos da organização. Também participa dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários e implanta planos de carreira e programas de benefícios. É responsável, ainda, pela compra de matérias-primas e pelo controle de estocagem, qualidade e reposição, bem como pelo planejamento e pela coordenação da produção. Além de cuidar dos custos e orçamentos de fluxo de caixa, também pode atuar na área de marketing, promovendo a venda dos produtos ou serviços da empresa. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a empresa. O campo de atuação do administrador é amplo: ele pode trabalhar em hospitais, fábricas, escolas, ONGs e empresas do setor público, entre outras. Espírito empreendedor, liderança e capacidade de avaliar as tendências do mundo dos negócios são habilidades importantes para o profissional.

O curso

Dia-a-dia

Você vai precisar ler bastante e fazer cálculos durante todo o curso. Ou seja, a matemática vai acompanhar você o tempo todo. Além das aulas expositivas, o aluno terá que desenvolver e fazer análises de casos criados em sala e apresentá-los em seminários. É importante saber trabalhar em equipe tanto para os trabalhos que serão realizados em classe, como para o dia-a-dia da profissão. A maioria dos cursos são de meio período, o que lhe deixará tempo livre para fazer o estágio e aplicar na prática os conceitos aprendidos durante a graduação. Saber falar outros idiomas, principalmente o inglês, é um diferencial importante na hora de procurar uma vaga, pois grande parte das empresas exige uma segunda língua.

Disciplinas

Administração é o curso mais procurado no Brasil, segundo o MEC. Então, prepare-se para enfrentar muita concorrência nos vestibulares das melhores faculdades. Passada essa etapa, nos primeiros anos do curso você vai estudar as matérias básicas como direito, sociologia, contabilidade, teoria da administração e informática. Estas matérias vão ajudar você a entender o funcionamento de uma empresa, desde a parte financeira até sua organização. No terceiro ano, você entrará em contato com matérias mais específicas do curso, que correspondem às áreas em que um administrador pode atuar no mercado, como finanças, marketing, administração pública e recursos humanos. Apesar de o MEC não indicar a obrigatoriedade de uma monografia de conclusão de curso, algumas faculdades exigem este trabalho para a formação do aluno. Você pode optar também por fazer um curso de administração já direcionado para determinada área, como administração rural, pública ou hoteleira.

Ingressando no mercado

O mercado de trabalho para os formados em administração é vasto, porém muito competitivo. Por isso, é importante que você comece a fazer estágios logo no início da faculdade e procure participar de todas as iniciativas promovidas por sua faculdade, como empresas juniores e incubadoras, por exemplo. Os programas de trainees são uma importante forma de ingressar em grandes empresas, mas você deve se preparar bem, porque eles estão cada vez mais concorridos.

Mercado de Trabalho

O setor de serviços, que engloba os bancos, o comércio e as grandes empresas varejistas, costumam contratar muitos profissionais de administração. As áreas de finanças, turismo, recursos humanos e administração esportiva também são promissoras e devem continuar crescendo nos próximos anos. Também estão em expansão as vagas no terceiro setor, formado pelas ONGs e organizações não-governamentais. Na área de informática os formados encontram oportunidades no setor de planejamento, vendas, marketing e assistência aos clientes. Outro bom mercado para estes profissionais é o de consultorias, que prestam serviços de gestão às empresas. No setor público, há vagas em todo país, que são preenchidas por concurso. Por causa da estabilidade dos servidores, a concorrência é maior, porém os salários são menores que os oferecidos pelas empresas privadas. A área de administração hoteleira permanece em alta, pois as grandes redes continuam investindo no país, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Ocupações relacionadas