A participação dos pais na educação escolar dos seus filhos

Os pais exercem papel fundamental na educação de seus filhos e são os principais autores na formação de seu caráter.
Na vida escolar, o interesse dos pais pelas atividades escolares de seus filhos, por suas descobertas e aquisições de conhecimentos mantém vivo o gosto e o entusiasmo das crianças pelos estudos. Em contrapartida, o desinteresse dos pais as desestimula a estudar. Portanto, não podemos nos esquecer de que a postura dos pais é, e sempre será, um espelho e um diferencial para a vida dos filhos.
Na educação, ensinar também é aprender e, no processo de aprendizagem, é muito importante que pais percebam o quanto o aprendizado de um é importante para o outro. Essa é uma reflexão que deve ser feita do interno para o externo, da causa para o efeito.
A cobrança pelas boas notas no boletim escolar dos filhos é muito importante, porém é fundamental que esta exigência seja feita de forma participativa e acolhedora. Esse tipo de atitude faz uma grande diferença na vida escolar das crianças. É necessário valorizar o esforço e não apenas o resultado.
Concluindo, todo pai deve procurar saber como está o convívio social do filho, mostrar interesse pelo que ele está aprendendo e trabalhar em parceria com a escola para que haja um ótimo resultado no que diz respeito aos aspectos psicológico, social e cognitivo dos alunos.

Daniela dos Santos Broa
Orientadora Educacional – Fundamental Anos Finais