A leitura no desenvolvimento infantil

A leitura é capaz de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.

Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler aprimora as habilidades de comunicação e apura o senso crítico, dessa forma, a criança conseguirá desenvolver melhor as suas ideias, as suas opiniões e a maneira de pensar e agir.

Outro ponto importante da leitura na infância é o entretenimento .É muito comum ver as crianças se divertindo com aparelhos eletrônicos e se esquecendo do livros. Entretanto, se esse hábito for frequente ela conseguirá sentir prazer ao conhecer novas histórias

A parte emocional da criança também é beneficiada porque os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar emoções, tais como o medo, a compaixão, a felicidade e vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

Além disso, contribui para que o aluno tenha mais facilidade em aprender os conteúdos em sala de aula.

Quanto mais cedo o hábito de leitura for implementado, maiores serão os benefícios.

A verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças.