A importância de uma refeição completa

A importância do café da manhã

Quando acordamos, o nosso organismo já está há muitas horas sem ingerir alimentos e isso faz com que  tenhamos uma hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), o que causa muitos sintomas, como desorientação mental, dificuldade em falar, tremor, perda de consciência e até convulsões.

Um café da manhã bem feito inclui todos os grupos de nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais) que, além de proporcionarem hábitos saudáveis, fornecem combustíveis para que o nosso organismo funcione adequadamente e ajudam a prevenir a obesidade em todas as idades.

Arroz com Feijão

A perfeita química do arroz com feijão vem da junção dos aminoácidos essenciais, que se somam e formam uma proteína completa.

O arroz é rico em aminoácidos metionina, e pobre em lisina.

O feijão é rico em lisina e juntos formam os aminoácidos essenciais, o que garante ao organismo um funcionamento em perfeita harmonia. Essa combinação permite ao nosso organismo construir novos músculos, novos tecidos corporais, promovendo a regulamentação da síntese hormonal e uma série de processos metabólicos.

 

Texto de Giovanini Rocha, Nutricionista