A importância das férias escolares

O tempo de férias é de extrema importância para o descanso físico e psicológico das crianças. Geralmente, a rotina escolar do aluno é cansativa e exigente, por isso o corpo e a mente das crianças necessitam de descanso e da brincadeira.
Atividades diferenciadas, que não são feitas no dia a dia escolar, são essenciais para aliviar a tensão. Passear, viajar, ir a parques, museus, bibliotecas são atividades que alegram e estimulam a criatividade das crianças.
Além disso, outros hábitos, como a leitura autônoma e espontânea, são também um ótimo método para trabalhar o imaginário, ampliar o vocabulário e ao mesmo tempo um momento de entretenimento e de lazer para as crianças. Por isso, deve-se incentivar que as crianças se aproximem dos livros de forma natural, buscando momentos de alegria e prazer.
Mais uma atividade importante: promover encontros e integração com outras crianças, parentes e amigos da escola e de fora dela. O convívio entre elas desenvolve vínculos afetivos e estimula a brincadeira, tão essencial no desenvolvimento humano. É através das brincadeiras que a criança aprende, experimenta o mundo, desenvolve autonomia, imaginação e organiza emoções.
Portanto, aproveitem e curtam as férias!

Telma de Souza,

Coordenadora Pedagógica do Fundamental I