A IMPORTÂNCIA DA LIÇÃO DE CASA

Ao longo da vida escolar, pais, alunos e professores se deparam com o dilema da lição de casa.
A tarefa que o aluno faz em casa serve para fixar o que foi dado em sala de aula e prepará-lo para os novos conteúdos. Além de estimular uma rotina de estudo, aula dada/aula estudada, tal atividade ajuda o aluno a desenvolver autonomia, organização e disciplina com os estudos.
Pesquisas mostram que o aluno que faz revisão do conteúdo e lição de casa desenvolve prazer pelo estudo, apresenta melhores notas em avaliações e em trabalhos escolares.
Pais e responsáveis têm um papel muito importante nesse processo. Demonstrar interesse pelo dia a dia escolar da criança e apoiá-la no momento da lição de casa dará segurança para que ela realize as atividades com destreza. Apoiar não significa fazer pela criança. O ideal é manter a calma e incentivar a criança a interpretar sozinha o enunciado, respeitando suas dificuldades e o seu tempo para execução. Respeitar o ritmo da criança e compreender que nem sempre a criança vai acertar todas as questões também é o papel das famílias. Errar, além de fazer parte do aprendizado, é uma maneira de o aluno refletir melhor sobre o conteúdo e assimilar o aprendizado de maneira
mais eficaz. Avisar o erro ou a dificuldade da criança ao professor, sem cobrar da criança que ela deve acertar sempre, é a maneira mais correta para ajudar o aluno.
A forma como o adulto percebe a lição de casa pode influenciar a relação da criança com a tarefa. Apressar a criança e demonstrar ansiedade para que ela termine logo a execução pode transmitir insegurança, sensação de incapacidade ou que a lição é um pesar, algo chato que atrapalha a família.
A família deve manter um ambiente acolhedor e de rotina na hora da lição de casa. Isso fará com que este momento vire um hábito gostoso e cheio de descobertas. Também é importante lembrar que o dever/responsabilidade deve vir antes do lazer (hábito 3: Faça primeiro o mais importante – O líder em Mim). Incentivar o aluno a ter autonomia para realizar seus deveres, é uma forma de valorizar e acreditar no seu potencial.

Telma de Souza

Coordenadora do Fundamental Anos Iniciais – Colégio Anglo Morumbi